fbpx

QUEM SOMOS

Crie Seu Livro é uma ferramenta online para você criar um livro impresso ou digital, do início ao fim – de maneira fácil e sem limites para a criatividade. Você escolhe os tipos de letra, fundos, e dispõe de uma galeria de imagens para usar à vontade. Além disso, também pode usar as próprias fotos e desenhos.

Para nós, a imaginação é mágica.  Com ela, palito de fósforo se transforma em foguete, muro se torna ponte, tapete vira solo extraterrestre, mesa se torna cabana, colher é avião e livro se transforma em passaporte universal.

Se imaginar tudo isso é divertido, materializar as criações é ainda mais. E hoje é fácil, com a ajuda da tecnologia. Não aquela que nos coloca em atitude passiva diante do mundo, mas sim a que nos permite ser protagonistas, imaginando, criando e produzindo o que quisermos.
Por isso, não colocamos limites para o ato de imaginar.  No Crie Seu Livro, você elabora tudo: escreve, ilustra e edita, sendo totalmente sua a autoria do livro.
Depois de pronto, oferecemos uma nova experiência: compartilhar a sua história com a família, os amigos, os leitores, e fazer da escrita uma conexão com os outros e consigo mesmo.

Missão

Inspirar, desenvolver e materializar o potencial criativo: tornar possível o sonho de publicar um livro.  Por meio de uma ferramenta lúdica e fácil de usar, transformamos suas ideias e sentimentos em livro digital e impresso. Você cria, compartilha e revela a sua capacidade criativa para si e para os outros, de forma mágica.

Como surgiu o nosso sonho?

Minhas três filhas quando pequenas – Clara, Maria e Ana -, amavam escrever histórias.  Eu, do meu lado, amava ler as histórias delas.  As imagens e palavras que expunham vinham de suas mentes e corações.  Assim, eu passava a ter acesso a sentimentos que de outra forma, talvez, nunca conseguisse alcançar.

Um dia, juntei umas folhas de papel em branco, dobrei ao meio, em forma de livro, e dei para a Ana, a caçula, usar como quisesse.  Ela levou para o quarto e voltou de cabeça erguida, com um livro pronto: capa, título, nome dela como autora e ilustradora, texto, desenhos.  No dia seguinte, me pediu mais. Passei, então, a entregar quase diariamente folhas dobradas ao meio e recebê-las de volta cheias de surpresas, imaginação e afeto.  Histórias e mais histórias que guardo comigo até hoje.

Mais para frente, ela quis fazer uma feira de livros em casa.  Eu, preocupada em ficar sem as edições originais, corri para fazer cópias. Grampeei as páginas e ela distribuiu para a família.  Foi um sucesso.  Depois disso, resolvi fazer outra surpresa.  Escolhi um dos textos dela, procurei uma gráfica que imprimisse em quantidade pequena, pedi a uma designer para diagramar e preparar o arquivo e mandei imprimir 20 exemplares. Ela vibrou quando viu o resultado.

Entendo o que sentiu, porque senti o mesmo quando eu era criança e fiz um livro para uma feira do colégio.  Usei uma pasta de papelão como capa e grampeei as folhas nela.  Escrevi, desenhei, e inventei até nome de editora.  O impacto de expor o meu livro de “capa dura” num evento literário foi tão grande, que guardo comigo até hoje – o impacto e o livro.

Enfim, com o tempo, a Ana descobriu que podia criar livros no computador. Buscava imagens na internet, arrastava, brincava com as fontes, diagramava. Embora não tivesse como publicar pelo programa que usava, ela deu um jeito.  Foi a uma copiadora sem me dizer nada, pediu para imprimirem e encadernarem.  Chegou em casa e correu para o meu quarto carregando aquela encadernação em espiral como se carregasse um filho, e me deu.  Quando vi o que era, antes mesmo de ler, meu coração disparou.  A confiança e o orgulho com que me entregou o livro que tinha feito sozinha, traduziam tudo. 

Foi daí que surgiu a ideia:

– Mãe!  Você bem que podia criar um site para as crianças fazerem livros do início ao fim.  Mas de forma bem simples.  Podia colocar umas imagens para arrastar, uns cenários…

E eu, empolgada, completei:

– Sim!  E que desse para usar os próprios desenhos e fotos também.

Depois de muita pesquisa, mergulhos, voos e aterrissagens, o nosso sonho se realizou: aquilo que a gente havia imaginado se concretizou.  O Crie Seu Livro veio com o propósito de concretizar a sua imaginação também.  A ferramenta é um recurso para você imaginar, criar e publicar o seu livro, perceber que é capaz de fazer algo totalmente autoral, revelar a sua capacidade criativa para si e para o mundo e construir, por meio dela, novas e sólidas conexões.

Acreditamos

na importância da imaginação e no potencial criativo de cada indivíduo. Na educação que oferece espaço e motivação para que todos busquem, respeitem e expressem as suas vozes. Além de também encontrarem, respeitarem e escutarem a voz do outro.

Crie seu livro

é uma janela aberta para a imaginação.

Quem sou eu

Meu nome é Claudia Pessoa, sou casada, mãe de três meninas. Tenho graduação em Economia e pós-graduação em Letras, ambas pela PUC-RJ, e concluí o Curso de Literatura Francesa na Universidade Sorbonne, em Paris (França). Sou editora da Sweet Books e do Crie Seu Livro.

Também sou autora dos livros Mansas Rebeldias (Editora 7Letras), Dona Saudade (Editora Callis) – que recebeu o Prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores (UBE) e foi selecionado para catálogo de autores brasileiros da Feira de Bolonha , e Vontades que contagiam, premiado e publicado pela Editora Scortecci.

Sonho com uma educação que respeite e valorize cada indivíduo, desperte e alimente a curiosidade, a imaginação, o conhecimento, a criatividade, a troca.  Que seja um espaço de busca, de encontro, de expressão, de perspectivas, de possibilidades. Crie Seu Livro faz parte desse sonho.