fbpx

O que revela um autorretrato?

O que nos dá prazer, nos causa tristeza, nos incita raiva, nos acalma, nos move, nos paralisa?  Por quê?  Essas e outras perguntas despertam respostas que trazem à tona a nossa identidade.  Tornam visível o nosso autorretrato: aquele retrato que precisa ser enxergado, retocado, realçado, rebelado, amansado, mexido.  Retrato que, se publicado, seria distorcido, por estar sempre em movimento.

Camadas de fotografias instantâneas, planas, submetidas a filtros e retoques, postadas, clicadas, curtidas e compartilhadas se sobrepõem à nossa existência.  Por trás delas, das câmeras e dos olhares alheios, estão seres que não enxergam a si próprios.  Soterrados, não percebem seus retratos mais íntimos e valiosos.

Para alcançarmos nosso autorretrato é preciso deitarmos as pálpebras e deslizarmos íris adentro.  É dentro que encontramos a paleta com que traçamos a nossa imagem.  Essa paleta reside em campo vivo.  Não resseca e o retrato não enrijece. Não resseca, porque se abriga em território úmido, fértil.  Não enrijece, porque é maleável, mutante.

Em nosso território interior, o contorno, o conteúdo, as formas, as cores, os tons, as combinações que nos compõem são constantemente redefinidas.  Com a nossa essência e delimitação identificadas, nós nos conhecemos e transitamos com segurança no mundo.  Respeitamos o nosso espaço e o espaço do outro.

Nesse sentido, a escrita é de grande serventia.  Ela nos convida a mergulhar em nossos subterrâneos, iluminar os sentimentos mais obscuros e dar à luz o nosso avesso.  Assim, traçamos um caminho seguro que nos leva a buscar e revelar o nosso retrato interior.

Essa é a proposta da oficina de autorretrato 3×4.  Por meio de questionamentos e reflexões, os alunos são conduzidos a acessar os seus espelhos mais íntimos e desenhar como eles se enxergam diante das diferentes emoções e sentimentos.

Autorretratos não se revelam por lentes externas, mas pelos olhares pessoais mais atentos e sensíveis.  Olhares que se voltam para as imagens profundas e latentes que pulsam em nós.   Olhares que acendem e nutrem os nossos retratos impalpáveis.

———

Você pode baixar o material da oficina de autorretrato 3×4 na Crie Seu Livro, plataforma de criação de livros físicos e digitais online, com projetos pedagógicos criativos e alinhados à BNCC para aplicar em sala de aula.

Na Crie Seu Livro, você pode escrever e ilustrar com os seus próprios desenhos e fotos, além de dispor de uma galeria com mais de quatro mil imagens para usar à vontade.

A versão digital do livro é gratuita e você também pode encomendar a versão impressa, sem quantidade mínima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *